Um artigo de novembro de 2011 publicado na Current Opinion in Oncology faz uma revisão da literatura recente sobre fatores preditivos de hipocalcemia após Cirurgia da Tireóide, e qual o melhor jeito de se fazer suplementação de calcio e vitamina D nesses pacientes.
A hipocalcemia pós operatória é uma das complicações mais comuns em Tireoidectomias, e podem se manifestar com parestesias das mãos e labios e até contraturas (tetanias).
Os fatores de risco que aumentam a incidência de hipocalcemia incluem cirurgias para tratamento de Hipertireoidismo, Bócios intratorácicos, e Câncer de Tireoide quando se faz esvaziamento dos ganglios do compartimento central, e em pacientes do sexo feminino e com deficiência de vitamina D.
Muitos estudos mostram que a suplementação de rotina de Calcio oral e Calcitriol resultam em menor incidência de tetania. Os sintomas do hipoparatireoidismo nesses casos são menos intensos, como formigamento de extremidades, não necessitando uso de Calcio injetável para seu tratamento.
Estudos recentes tem focado no uso da dosagem do PTH intraoperatório ou pós operatório imediato como preditivo da hipocalcemia sintomática. Embora o timing da dosagem possa variar, os estudos demonstram que o PTH baixo no PO imediato requer suplementação de Calcio oral e Calcitriol.
O artigo faz ainda uma análise de custo efetividade do uso rotineiro do Calcio e Calcitriol versus seu uso seletivo baseado na dosagem do PTH e concluiu que o uso rotineiro é mais custo efetivo e melhora a qualidade de vida independente do indice de hipocalcemia pos tireoidectomia de cada cirurgião.
A conclusão é que o melhor algoritmo para suplementação na hipocalcemia ainda não é conhecido, mas a reposição de rotina parece ter o melhor custo benefício.
Postoperative calcium supplementation in patients undergoing thyroidectomy; Wang TS, Roman SA, Sosa JA; Current Opinion in Oncology (Nov 2011)
Source: Pubmed
- Posted using BlogPress from my iPadt
Olá! Obrigada por compartilhar estas informações! Sempre procuro algo sobre cálcio e não encontro. Meu nome é Adriana. Há um ano (em agosto/13) minha endocrinologista identificou a necessidade de retirar uma das paratireoides. Durante a cirurgia descobriu que seria necessário retirar a tireóide e fazer o esvaziamento cervical em função de um câncer papilifero. A cirurgia deu certo e fiz a iodoterapia 30 dias depois. Ocorre que até agora as outras paratireoides não voltaram a funcionar e para manter o nível de cálcio próximo do normal tenho que tomar 15 comprimidos de cálcio/dia. Atualmente tomo Oscal, mas já tentei outros que não funcionaram. Com alguma frequência o nível de cálcio caí, sinto muito cansaço, câimbras, aumento a dose de cálcio e assim vai.. Minha pergunta é você conhece algum tratamento diferente, um especialista que realmente entenda de absorção de cálcio e possa me ajudar ? Obrigada!
ResponderExcluirBoa Tarde Adriana
Excluirmeu nome é Malu
operei a dez anos, mesmo caso seu .. meu cálcio nao fixa.
ja tomei no máximo 5 oscal por dia, isso me causou problemas na vísiculas e no Rim
o único tratamento que normalizou meu cálcio foi tomar 3 oscal por dia, manhã tarde e noite e dois calcitriol , tomar sol todo dia no mínimo 20 minutos sem protetor solar .. e Fazer .MUSCULAÇÃO
Os médicos nao falam sobre musculação e sol isso é fundamental mesmo com os medicamentos...
Fazia musculação três vezes por semana, com 40 minutos de esteira, por dois anos meu cálcio foi normal, mas devido ao desemprego do meu marido, parei com a academia e por isso meu calcio esta sempre a baixo do normal, ficando com começo de osteoporose..
Por favor, mude de médico ,converse com outros profissionais, acredito que 15 oscal por dia, vai te trazer sérios problemas de saúde, alem de não resolver o problema do cálcio..
anote meu email, caso queira podemos trocar idéias e conversar .norby511@hotmail.com
Ola,tbm tou sofrendo com esse tipo de problemas fiz a retirada da tireóidea ha mais de 8 meses ainda não passei por um endrocno e estou sofrendo muito com dores ,câimbras e cansaço físico sem animo para nada preciso fazer reposição de calcio mais ate hj não tomei nenhum por aqui na bahia e um horror achar um endrocno pra fazer um acompanhamento regular e isso ta mim acabando pois não tenho animo para nada só dores.
ResponderExcluirEu também fuz tirectomia tambem tomo calcio oscal e calcitriol tive que repor pois meu calcio vivia caindo
ResponderExcluir