sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Calcio oral de rotina apos Tireoidectomia tem Melhor custo benefício que dosagem de PTH para Hipocalcemia

Um artigo de novembro de 2011 publicado na Current Opinion in Oncology faz uma revisão da literatura recente sobre fatores preditivos de hipocalcemia após Cirurgia da Tireóide, e qual o melhor jeito de se fazer suplementação de calcio e vitamina D nesses pacientes.
A hipocalcemia pós operatória é uma das complicações mais comuns em Tireoidectomias, e podem se manifestar com parestesias das mãos e labios e até contraturas (tetanias).
Os fatores de risco que aumentam a incidência de hipocalcemia incluem cirurgias para tratamento de Hipertireoidismo, Bócios intratorácicos, e Câncer de Tireoide quando se faz esvaziamento dos ganglios do compartimento central, e em pacientes do sexo feminino e com deficiência de vitamina D.
Muitos estudos mostram que a suplementação de rotina de Calcio oral e Calcitriol resultam em menor incidência de tetania. Os sintomas do hipoparatireoidismo nesses casos são menos intensos, como formigamento de extremidades, não necessitando uso de Calcio injetável para seu tratamento.
Estudos recentes tem focado no uso da dosagem do PTH intraoperatório ou pós operatório imediato como preditivo da hipocalcemia sintomática. Embora o timing da dosagem possa variar, os estudos demonstram que o PTH baixo no PO imediato requer suplementação de Calcio oral e Calcitriol.
O artigo faz ainda uma análise de custo efetividade do uso rotineiro do Calcio e Calcitriol versus seu uso seletivo baseado na dosagem do PTH e concluiu que o uso rotineiro é mais custo efetivo e melhora a qualidade de vida independente do indice de hipocalcemia pos tireoidectomia de cada cirurgião.
A conclusão é que o melhor algoritmo para suplementação na hipocalcemia ainda não é conhecido, mas a reposição de rotina parece ter o melhor custo benefício.


Postoperative calcium supplementation in patients undergoing thyroidectomy; Wang TS, Roman SA, Sosa JA; Current Opinion in Oncology (Nov 2011)

Source: Pubmed




- Posted using BlogPress from my iPadt